Prefeito Magrado Barros assina convênio com a Codevasf

Aconteceu nesta quarta-feira (23) em Brasília na sede da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a assinatura de convênio para que o município de Viana possa receber a implantação de dois açudes, vinte kits de irrigação e uma embarcação para o desenvolvimento municipal. Os recursos são oriundos da União e serão repassados pela Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão por meio da assinatura de convênio entre a Companhia e Prefeitura Municipal de Viana-MA.

O Prefeito da cidade, Magrado Barros e assessoria, estiveram presentes para a assinatura do convenio com a Codevasf, com a presença do Presidente da Companhia, Antônio Avelino Rocha de Neiva e o Superintendente da Companhia no Maranhão, João Francisco Jones Fortes Braga.

SOBRE A CODEVASF:

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

A empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro.

Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação.

No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.

Além disso, a Codevasf contribui para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais em comunidades rurais, especialmente em áreas tradicionalmente afetadas por longas estiagens, promovendo a inclusão produtiva de famílias por meio do fomento a atividades como apicultura, piscicultura, maricultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, entre outras.

O Vianense Notícias!