Prefeito de Viana visita o Projeto Pingo d'Água em Quixeramobim no Ceará
Buscando implantar novas técnicas no setor da agricultura em seu município, o prefeito de Viana, Magrado Aroucha Barros, visitou o Projeto Pingo D´água na cidade de Quixeramobim no interior do Ceará no sábado e domingo, 29 e 30 de julho respectivamente.

O roteiro de visitas começou pela sede da prefeitura, onde Magrado Barros foi recebido pelo prefeito Clésio Pavone, em seguida, conheceu o funcionamento do Hospital Regional de Quixeramobim e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE local (modelo de eficiência em sistemas municipais de tratamento de água), projeto semelhante ao que Magrado Barros vem lutando pra implantar em Viana.

Acompanhado de Secretários Municipais, o presidente da Cooperativa de Calçados, mostrou ao prefeito de Viana as instalações de uma filial gaúcha da fábrica Calçados Aniger Nordeste, instalada em Quixeramobim em parceria com a cooperativa local, onde mais de quatro mil funcionários trabalham na fabricação de calçados para a Nike e de Bolsas para a Petite Jolie, duas marcas internacionais.

Segundo o prefeito Magrado Barros, que estava acompanhado do Articulador Político de Viana, Benito Filho, do secretário de Educação, Oliveira Júnior,  e do prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, a visita mais proveitosa foi ao Sítio Forquilha, que tem como responsável o presidente da Cooperativa de Agricultores Deusimar Candido de Oliveira, onde conheceu importantes projetos produtivos na área da Agricultura Familiar, como, produção de polpas frutas, temperos, húmus de minhoca orgânica, produção de tilápias com aerador solar desenvolvido pelos moradores, e hortaliças com produção própria de biofertilizantes. “Além desses projetos, nos reunimos também com equipe da educação, com umas das melhores notas do IDEB no Brasil, experiências importantes que levaremos para o nosso município”, declarou Benito Filho.

De acordo com Magrado Barros, é de grande valia a busca por novos projetos para Viana. “Eu acredito que com as nossas terras férteis, com irrigação na hora certa, os nossos agricultores vão alcançar uma alta produtividade, com gêneros de melhor qualidade e é em busca de tudo isso que estamos aqui e vamos levar esses conhecimentos de todas as tecnologias aqui de Quixeramobim para os nossos produtores rurais de Viana”, garantiu Magrado.

Magrado, garantiu ainda que, em agosto, técnicos visitarão a cidade de Viana para treinar os agricultores locais para a implantação de projeto de agricultura irrigada. E que serão ministrados seminários que terão início em novembro do corrente ano, e já incentivado a produção de frutas, hortaliças e peixes.

Ascom PMV

Mais em Política