Lançamento – Projeto Mais Sementes e Mudas em Viana – Safra 2022/2023

A parceria firmada entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Viana continua trazendo bons frutos. Nesta quarta-feira (30), foi realizada a entrega de sementes de arroz, feijão e milho á agricultores familiares da zona rural e zona dos campos de Viana, por meio do projeto “Mais Sementes e Mudas”, que é uma ação do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da SAGRIMA- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca em parceria com a SAF-Secretaria de Agricultura Familiar por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP), que tem o  objetivo de fortalecer a agricultura utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, propiciando o aumento da produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores às famílias.

O encontro contou com a presença da vice prefeita; Regina Machado, do deputado estadual e ex presidente da Agerp; Júlio Mendonça, do secretário de agricultura; Joaquim Campelo, da presidente da Agerp; Loroana Santana, do representante do STTR de Viana; Márcio Nélio, do agricultor; Hipólito Cassiano, produtores e produtoras rurais do município.

Em discurso, o secretário de agricultura Joaquim Campelo ressaltou a importância desse projeto para o município. “Em Viana e demais municípios da nossa regional, essas sementes são conduzidas pelo acompanhamento técnico, desde o preparo da área, no plantio e em todo processo de desenvolvimento, colheita e comercialização. O prefeito Carrinho Cidreira recentemente mandou fazer a recuperação e revisão de tratores e arado, com objetivo de melhorar o desenvolvimento dos trabalhos. Já estamos em campo preparando as áreas de pequenos agricultores, justamente para receber esses insumos”, disse.

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” incentiva a produção, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e consequentemente o aumento da produtividade e a rentabilidade média do produtor, desmistificando a produção desses cultivos vinculados apenas à agricultura de subsistência.
A vice prefeita Regina Machado alegrou-se ao falar do empenho, dedicação e respeito que a prefeitura de Viana e o Governo do Estado tem com os produtores rurais. “ Enxergar e cuidar dos produtores menores, é entender que esses produtores ajudam na sustentação das nossas famílias, tanto daqueles que já tem quanto dos que mais precisam. Ver nosso município se desenvolvendo é o que nos faz feliz a cada dia”, explicou Regina Machado.
.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA, QUEM AMA, CUIDA!