Saúde

Casa de Apoio mantida pela Prefeitura de Viana é referência em dignidade para pacientes

O município de Viana mantém uma das mais bem estruturadas Casas de Apoio para pacientes que precisam de tratamento de saúde em São Luís. A casa é totalmente equipada e aconchegante, com circuito de câmera para garantir a segurança dos pacientes e uma equipe com 10 funcionários para o amplo andamento dos serviços.

Com investimento mensal em torno de 35 mil reais, a Prefeitura oferece alimentação, servindo as três principais refeições; mantém três carros, que ficam na Casa para conduzir os pacientes para os hospitais, além das vans que diariamente fazem o percurso de Viana a São Luís, sendo que uma é exclusiva para pacientes renais crônicos se deslocarem para tratamento de hemodiálise. A movimentação diária é em torno de 45 vianenses portadores de alguma enfermidade. Em 2021, foram 1.865 pessoas recebidas pela Casa de Apoio.
Em 2022, o número de beneficiados aumentou para mais de 3.500 pessoas com aumento também da atenção dada pela administração municipal à estrutura.

Esta semana, o prefeito Carrinho Cidreira fez uma visita à Casa de Apoio para avaliar o funcionamento do local e conversar com funcionários e pacientes. Cidreira comunicou que está comprando dois micro-ônibus para melhorar o serviço de transporte das pessoas necessitadas.

“Esse é um tipo de investimento que representa dignidade para quem precisa em um momento delicado da existência. Qualquer um de nós já precisou ou pode precisar um dia de tratamento médico, o que já uma situação delicada para ser enfrentada sem apoio. Ninguém faz uma boa administração sem sensibilidade. É o que buscamos diariamente”, explica o prefeito Carrinho.

Mais em Saúde